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Educaçao Imigrante Em Santos: Praticas Educacionais Em Uma Cidade Portuaria (1890-1925)
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A cidade de Santos, no litoral paulista, foi cenário de grandes movimentações trabalhistas e sindicais nos princípios do século XX, em decorrência da chegada de imigrantes e da consolidação do Porto. Pensamentos libertários foram disseminados no país, em grande parte devido ao fluxo de imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos, sobretudo até a década de 1920. Educar e emancipar: eram esses os ideais que permeavam a ação política de muitos desses imigrantes. Este livro busca apresentar como se constituíram as práticas educacionais voltadas aos imigrantes na cidade de Santos, sobretudo àquelas que frequentavam as chamadas Sociedades de Auxílio Mútuo, abordando as diferenças que permeavam tais espaços, a partir do comparativo entre as sociedades de auxílio mútuo descritas por Joseph Proudhon e Mikhail Bakunin e as que se consolidaram na cidade de Santos. Compreender a natureza dessas associações ajudará a circunscrever as práticas educacionais efetivadas para e pelos imigrantes e nos permitirá conhecer parte da memória da classe trabalhadora de Santos.
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