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Intelectualidade coletiva negra: memórias, educação e emancipação
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Deste modo, as marcas-memória são códigos corporais, digitais, que temos no corpo, sendo impressões indivisíveis, individuais e intransferíveis que portamos, muitas vezes, de maneira externa, mas não só, posto que essas cicatrizes também estão presentes no universo psíquico e simbólico de todos os seres humanos, marcando sua história de vida. Como nos informa Kafka que as leis ganham vida no corpo dos prisioneiros via tatuagem; Clastres de que um homem iniciado é um homem marcado... A lei escrita sobre o corpo é urna lembrança inesquecível; Fanon quando brada: Oh! Corpo, faça de mim um homem que questione sempre’. As suas afirmações corroboram com o conceito que construímos, pois o corpo é urna marca-memória difusora de concepções políticas e constituidora de identidades. Dagoberto José Fonseca O livro trata de memórias negras numa perspectiva africana de se discursar sobre a História. A história africana dos/as mais velhos/as que nos antecederam e de nós, a intelectualidade negra contemporânea, que construímos a mesma história com paixão, resistência e criatividade, confrontando o racismo, o machismo e todas as formas de opressão. Bas’Ilele Malomalo Simone Loiola Ferreira Fonseca
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