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Um mundo ch’ixi é possível
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Este livro é um exercício de imaginação sociológica. Cusicanqui parte da já clássica noção de abigarrado, cunhada por René Zavaleta para descrever a sociedade boliviana como uma combinação de elementos desigual e contraditória, e propõe a ideia de ch’ixi, oriunda do mundo indígena, como chave de compreensão de uma contemporaneidade latino-americana imersa em crises. Por que temos sempre de estar nas disjuntivas de ser pura modernidade ou pura tradição? *** Ch’ixi é um termo aimará usado para se referir a uma coloração cinza que, na verdade, é formada por pequenas manchas brancas e pretas que se se tornam cinza apenas quando vistas a uma determinada distância. Silvia Rivera Cusicanqui se apoia nesse conceito indígena para compreender a sociedade boliviana — e, de maneira mais ampla, latino-americana — nestas primeiras décadas do século XXI. Ch’ixi é um devir, define, explicando que o conceito possibilita que nos libertemos de uma certa esquizofrenia coletiva: Por que temos sempre de estar nas disjuntivas de um ou do outro: ou somos pura modernidade, ou pura tradição? Talvez sejamos as duas coisas, mas as duas coisas não fundidas, porque essa fusão privilegia somente um lado. Em Um mundo ch’ixi é possível, Cusicanqui abraça a contradição própria de nossas formações sociais, ao invés de fazer dela um dilema paralisante. Por que temos de enfrentá-la como uma oposição irredutível? De fato, estamos caminhando por um terreno no qual modernidade e tradição se entremeiam, e não é necessário optar completamente por uma ou por outra. Um dos principais objetivos da autora com estas páginas é apontar o que chama de aspectos não conscientes e internalizados do colonialismo.
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