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Comum: Ensaio Sobre A Revolucao No Sec Xxi
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Movimentos no mundo todo contestam a apropriação por parte de uma oligarquia de recursos naturais conhecimentos espaços e serviços públicos Várias lutas um mesmo princípio o comum  Dardot e Laval mostram que esse princípio não só articula as lutas práticas contra o capitalismo e os estudos sobre o governo coletivo de recursos como aponta novas formas democráticas O comum está na atividade dos seres humanos porque só a prática pode decidir o que é ?comum? e produzir regras de responsabilização a seu respeito Nesse sentido o comum demanda uma revolução  Nesta obra os autores de A nova razão do mundo Boitempo 2016 dão sequência a essa renovação da crítica social propondo uma alternativa política ao neoliberalismo Essa emergência do comum na ação pede um trabalho de esclarecimento no pensamento O sentido atual de comum distinguese dos diversos usos dessa noção no passado sejam filosóficos jurídicos ou teológicos bem supremo da cidade universalidade da essência propriedade inerente a certas coisas ou até mesmo fim almejado pela criação divina Há no entanto outro fio que liga o comum não à essência dos seres humanos nem à natureza das coisas mas à atividade dos próprios seres humanos apenas uma prática de colocar em comum pode decidir o que é comum reservar certas coisas para o uso comum produzir regras capazes de submeter os seres humanos Nesse sentido o comum clama por uma nova instituição da sociedade por ela mesma uma revolução Pierre Dardot e Christian Laval querem mostrar que o princípio político do comum se impõe atualmente como questão central da alternativa política para o século XXI A prática social anticapitalista já tem mostrado que as lutas sociais visam e devem visar à instituição de ?comuns? isto é a disponibilidade para as pessoas dos meios materiais e imateriais necessários a suas atividades coletivas ? não portanto como propriedade privada ou como propriedade estatal O princípio do comum radicaliza a democracia ao instituir o autogoverno das pessoas que
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