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Consagração literária na escola
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Este livro é um estudo sobre processos de consagração da Literatura Brasileira tendo como base principal 30 anos de vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais. A partir da análise das obras literárias indicadas para o Vestibular 2000discute-se a contribuição da UFMG para a manutenção e a modificação de certa tradição literária. Na escolha de uma obra a ser usada em questões de provas para selecionar futuros alunosmobiliza-se todo um conjunto de leitoresprofessoresconsultas a fortunas críticas sobre o autor e a obrae também provocam-se novas leituras e produções de estudos.Neste trabalhopercebemos estruturas do pensamento acadêmico sobre a sociedade que ele representa. Mesmo com todo esforço para acompanhar as tendências atuaispercebe-se a presença de um pensamento ainda falocêntricoetnocêntricoeurocêntrico e judaico-cristãojá que o conjunto de 175 obras literárias contém grande maioria de expressão masculinabrancaem Língua Portuguesa cultae pouca produção literária de mulheresoutras etnias e religiosidades de que se compõe o Brasil.Há uma insistência em confirmar certa tradição literária e autores poisdas 175 indicações em 30 anos105 constituem obras adotadas três ou mais vezes. Dentre os mais indicados estão Machado de Assis (18 vezes)José de Alencar (10) e Graciliano Ramos (08). É visível o interesse em cultuar certos autores e obraspara que se mantenham discutidos e conhecidos por gerações diversas.
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