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O mal-estar do trabalho docente: Um estudo da categoria dos professores da rede de ensino estadual de São Paulo
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A educação e as instituições escolares nas sociedades contemporâneas apresentam uma série de situações que indicam um mal-estar do professor das perspectivas econômica, cultural, social e psíquica. Este livro busca investigar este mal-estar associado à profissão dos professores da educação básica da rede de ensino estadual de São Paulo e o modo como ele se manifesta mediado por suas dinâmicas sociais e de precarização do trabalho. Investigamos o modo particular do mal-estar docente se estabelecer como sofrimento e como realiza, a partir disso, uma marca no modo de ser docente. Por meio de entrevistas com os professores da rede de ensino estadual de São Paulo, sob variados regimes de contratação e tempos de magistério, analisamos o mal-estar como um fenômeno que é simultaneamente parte do processo civilizatório e resultado de uma dinâmica social determinada historicamente. A partir do livro O mal-estar na civilização, de Sigmund Freud e da escuta de quatro professores e quatro professoras, compreendemos as bases e os fundamentos da intensidade deste mal-estar, que se manifesta em um sofrimento hegemonicamente de caráter destrutivo e não criativo. Analisamos, a partir das entrevistas, que o mal-estar docente na rede de ensino estadual de São Paulo produz uma dinâmica social no interior das escolas que favorece sociabilidades regressivas, adoecimentos e modos e estratégias de defesa individuais ou em grupo.
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