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O Silêncio e o Sagrado
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Neste livro são discutidos aspectos estéticos da novelaOs caminhantes de Santa Luzia (1959), de Ricardo Ramos, tendo por fulcro os conceitos de silêncio e de sagrado e a interrelação dos dois conceitos. O primeiro capítulo mostra o percurso diacrônico da crítica literária e universitária sobre as obras de Ricardo Ramos. O levantamento pormenorizado mostra alguns pontos cruciais da estética de Ricardo Ramos, principalmente no que tange ao silêncio. No segundo capítulo, são tratadas questões estéticas tendo por referência as propostas de Italo Calvino (1990) para o 3º milênio:leveza,rapidez,visibilidade emultiplicidade. O terceiro capítulo é subdividido em 15 subcapítulos analíticos, apontando as possibilidades de silêncio na novela de Ricardo Ramos. No quarto capítulo as ferramentas operacionais de exegese são a dialética (movimento da consciência e dos acontecimentos) e o dialogismo; desse modo, estudase a inserção da protagonista na realidade, o modo em que a personagem Luzia é absorvida pelo meio e a maneira com que ela será usada utilitariamente para fins políticos. Evidenciase também a tentativa de anulação da beata e toda a metafísica que a envolve, por conta de um olhar profano à mulher na dimensão física de sua beleza. Assim se acentua a tensão entre o sagrado e o profano. A fundamentação teórica em torno do silêncio se valeu deAs formas do silêncio, de Eni Orlandi, e Câmera clara, de Roland Barthes; o sagrado teve por ponto de partida, principalmente, os estudos de Mircea Eliade emO sagrado e o profano. Por fim, no sentido de dar conta dos elementos próprios da escrita de Ricardo Ramos, foi utilizado as teses deSeis propostas para o próximo milênio, de Italo Calvino.
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