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Percursos da Avaliação na Educação Superior Brasileira
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A avaliação deve ocupar posição de destaque nas Políticas Públicas. Partindo dessa compreensão o livro em tela coloca em foco a discussão sobre a avaliação institucional formativa e emancipatória (Afonso, 2000) como alternativa para a formação de cidadãos autônomos, visando a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Percebemos que a Avaliação Institucional deve ser concebida como um fundamental e imprescindível recurso político-pedagógico das instituições verdadeiramente comprometidas com uma formação criativa, inovadora, ética e emancipadora. Concebemos uma Avaliação Institucional articulada com a avaliação da aprendizagem, sendo desdobramento de um processo democrático, que notadamente demostre o impacto e a relevância social de cada instituição em particular e de todas, em geral. É imperioso recuperar as dimensões política e pedagógica da avaliação, que deve estar a serviço da consolidação de um projeto de nação, do fortalecimento da cidadania e da identidade institucional.
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