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Travessias no tempo - Arte e Jung
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A questão das relações de Junge da psicologia junguiana em geralcom a arte é tão complexa que precisamos cada vez mais de livros importantes como este. Entre os junguianosparece haver hojemais que antesum crescente interesse em buscar na arte uma reflexão genuína queao mesmo tempo que amplia e renova constantemente a prática clínicatambém coloca as categorias do pensamento junguiano a serviço da compreensão não só do indivíduomas do mundodas coisas do mundo e da alma do mundo. A possibilidade de compreensão do trabalho da alma em nossas vidas ganha profundidade relevante ao passar pelo convitepelo convíviopelo contágio com a obra de arte. Com ela aprendemos muitas vezes mais sobre a psique do que com a própria psicologia. Constrói em nós a resposta estéticaresponsável pelo despertar da alma. Nossas respostas aos sonsàs coresàs formasem tudo aquilo que desenhamospintamosesculpimosarquitetamosdançamosescrevemostocamos. Considerar a possibilidade de imagens coletivas na psique humanaa relativização do artista enquanto fantasia de origem numa obra de artea noção da realidade simbólica transpessoal informando a criação artísticatudo isso só é possível depois de Jung. Jung disse que o artista é um veículo e um modelador da vida psíquica inconsciente. T. S. Eliot disse que a poesia começa com um selvagem batendo um tambor numa floresta. O poeta refere-se a percussão e ritmo. O claro-escuro próprio da alma também apresenta os ritmos mais profundos com os quais devemos nos alinhar. James Hillman disse que essa é a arte da alma. Percebermos a alma por meio da arte ? o que também significa percebermos a arte por meio da alma ? aponta outra via régia para o trabalho com a psiquealém do sonhoalém do sintoma. É isso que tão bem fazem os autores dos ensaios deste livro.
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