Buscar
A construção coletiva do conhecimento na sala de aula: interação, diálogo e reflexão crítica
Cód:
2643_9786552034014

Por: R$ 46,90

Preço a vista: R$ 46,90

Comprar
No processo de ensino-aprendizagem, as interações entre alunos e professores assumem papel central, não apenas como troca de informações, mas como espaço dialógico. A escuta ativa, o respeito às diferentes perspectivas e a negociação de significados tornam-se essenciais para a aprendizagem. A linguagem é o instrumento mediador desse processo, permitindo que conceitos e saberes sejam compartilhados e ressignificados. Inspirada em Vygotsky, essa perspectiva entende o desenvolvimento cognitivo como fruto da interação social, onde o diálogo organiza, confronta e reconstrói ideias. A reflexão crítica, apoiada em teorias como a etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, revela que o conhecimento é culturalmente situado. Valorizar saberes locais integra experiências matemáticas e científicas às culturas dos alunos, conectando escola e comunidade. Assim, ao promover um ambiente de interação, em que professores e estudantes se reconhecem como coautores, o ensino ultrapassa a simples transmissão. Torna-se movimento vivo, em que o conhecimento é construído coletivamente, aliado a fundamentos teóricos sólidos e ao respeito à diversidade cultural.
Veja mais

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Quem comprou também comprou

Quem viu também comprou

Quem viu também viu