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BR-153: Impacto e Decisão: Como a governança municipal responde às mudanças urbanas em cidades lindeiras
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Esta obra narra a relação entre as configurações espaciais e a governança urbana em municípios próximos a rodovias, focando no impacto das ações normativas e administrativas na expansão da mancha urbana. O estudo analisa como o fluxo rodoviário influencia essas ações e regula a ocupação do solo às margens das rodovias, com o objetivo de compreender as repercussões urbanas desse fenômeno. O autor procurou identificar abordagens teóricas sobre territórios urbanos influenciados por rodovias, além de examinar a formação do tecido urbano e os instrumentos administrativos utilizados. A hipótese principal sugere que os municípios agem de forma reativa, respondendo às consequências da implantação da rodovia apenas após seus efeitos já terem se manifestado, em vez de adotar estratégias proativas. O livro é dividido em três etapas — exploratória, descritiva e analítica — utilizando levantamento bibliográfico, documental, observação direta e entrevistas. A análise de conteúdo permite avaliar a relação entre crescimento urbano e tráfego rodoviário, utilizando representações gráficas para visualizar as interferências das rodovias no desenvolvimento das cidades lindeiras. Os resultados demonstram que a expansão urbana ao longo de uma rodovia de alto fluxo ocorrem de maneira generalizada, mas com variações entre os municípios estudados. A predominância de ações reativas foi confirmada, indicando a necessidade de abordagens mais estratégicas para otimizar o desenvolvimento urbano. O estudo contribui para o planejamento territorial, oferecendo subsídios para decisões mais eficazes por parte de gestores públicos e urbanistas.
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