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Pensando andragogicamente a Graduação Jurídica Brasileira: Um olhar sob a relação professor aluno em prol do desenvolvi
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A obra trata da importância da perspectiva humana tanto no Direito quanto nos estudos jurídicos, pois, se cabe ao jurista, dentre outras funções, aplicar a lei ao caso concreto conforme o princípio da legalidade. Sendo a sociedade dotada de complexidade, saber a teoria não basta para assegurar uma educação jurídica de qualidade e uma boa prática profissional. É necessário saber enxergar as pessoas envolvidas nos Leading Cases, o Direito como fenômeno social, possuindo senso crítico e criatividade em prol da efetivação da dignidade humana na realidade brasileira. O Brasil, com dimensões continentais, cuja história é dotada de pluralidade, diversidade e multiculturalismo, merece que o Direito prospere norteado por atuações pautadas em senso crítico, valores éticos e humanos. Para alcançar esse objetivo, deve-se voltar o olhar ao ambiente da sala de aula, onde a Pedagogia e intelectuais como Paulo Freire, Vygotsky e Piaget apresentam poderosas metodologias que podem e devem ser usadas para lograr o desenvolvimento cognitivo de qualidade e a vocação humanista no corpo discente jurídico. A obra visita a sala de aula e a metodologia predominantemente expositiva que tem sido aplicada no ensino das faculdades de Direito brasileiras, apresentando a Pedagogia e seus intelectuais como uma possibilidade de aprimoramento formativo e informativo, auxiliando no alcance da paz social. Afinal, o jurista eficiente não é um mero reprodutor de conteúdo de lei seca, mas um indivíduo, independente intelectual, que sabe pensar e criticar, colocando o saber que possui em prol da efetivação do princípio da dignidade humana no corpo social. Anna Caroline Mendonça
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