Buscar
Atitudes sociais de professores e alunos em relação à inclusão no ensino técnico
Cód:
5940_9786554536233

Por: R$ 38,22

Preço a vista: R$ 38,22

Comprar
A inclusão escolar ainda representa um desafio, especialmente no ensino técnico, nível educacional muitas vezes negligenciado nas pesquisas sobre educação especial. Este livro analisa as atitudes sociais de professores e alunos frente à presença de estudantes com deficiência nesse contexto, reconhecendo que tais atitudes podem favorecer ou dificultar não apenas a permanência e o aprendizado, mas também a inserção no mercado de trabalho. A pesquisa foi realizada em uma escola técnica do interior paulista, envolvendo docentes e discentes de diferentes cursos, por meio da aplicação da Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI). Os resultados apontaram que, de modo geral, professores e alunos possuem atitudes sociais favoráveis à inclusão, ainda que divergências sutis tenham sido identificadas entre os grupos pesquisados. O estudo evidencia a importância da mediação docente nas relações interpessoais, do preparo pedagógico para lidar com a diversidade e da superação das barreiras atitudinais que ainda permeiam a comunidade escolar. Ao destacar a necessidade de políticas públicas efetivas e de uma formação docente mais consistente, a obra oferece subsídios para a reflexão, a conscientização e a transformação das práticas inclusivas. Mais do que um trabalho acadêmico, esta obra é um convite à construção de uma sociedade mais justa, onde a educação técnica seja também um espaço de equidade, respeito e oportunidades para todos.
Veja mais

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Quem comprou também comprou

Quem viu também comprou

Quem viu também viu