Buscar
Café com matemática: Representações de professores do 4º e 5º anos do ensino fundamental num processo de formação conti
Cód:
3051_9786525832494

Por: R$ 99,81

Preço a vista: R$ 99,81

Comprar
Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso do tipoetnográfico que tem por objeto uma formação continuada para professores do 4.°e do 5.° ano do Ensino Fundamental, denominada Café com Matemática. Buscaresponder à questão norteadora: Que representações de professores do 4.º edo 5.º ano do Ensino Fundamental emergem de um processo de formaçãocontinuada em Matemática? Tem como objetivo geral descrever e analisar asrepresentações que emergem de professores atuantes no município de JaguaréES, quando imersos num processo de formação continuada em Matemática. Temcomo objetivos específicos a) elencar as adversidades da prática pedagógicaevidenciadas pelos professores do 4.º e do 5.º ano que precisam trabalhar comMatemática; b) constatar as potencialidades didático-metodológicas do ensinode Matemática no Ensino Fundamental; c) discutir e refletir com os participantessobre os quatro blocos de conteúdos da Matemática que fazem parte do currículodo 4.º e do 5.º ano do Ensino Fundamental: números e operações, grandezas emedidas, tratamento da informação e Geometria. Tem por fundamentos teóricosos pressupostos da História Cultural, os conceitos de representação, prática eapropriação de Roger Chartier, bem como de estratégias e táticas de Michel deCerteau. Estabelece um diálogo sobre a cultura escolar de acordo com DominiqueJulia. Emprega para coleta de dados um questionário, aplicado no início daformação, e a observação participante, com registro em diário de bordo durantetodos os encontros do curso. Conclui, pela representação dos cursistas sobre oensino de Matemática, que os professores ensinam da forma como aprenderamna infância e adolescência escolar; sobre a formação continuada, utilizammodelos prontos de atividades para aplicar na sala de aula; sobre avaliação,atribuem pontuação à produção dos estudantes, mas apresentam dúvidas aorealizar essa tarefa; sobre a profissão, entendem o professor como transmissorde conhecimento. Conclui ainda que os professor
Veja mais

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Quem comprou também comprou

Quem viu também comprou

Quem viu também viu